Menu fechado

Câmera de segurança: Qual atende sua necessidade?

           
      Decidir qual câmera de segurança é a mais adequada para sua necessidade pode ser um pouco confuso. Entre os vários modelos disponíveis no mercado, os mais comuns são as dome e bullet. E podem ter a característica de serem IP, conter infravermelho, detecção de movimentos, ser wireless, sensores de movimento, etc. Respondemos abaixo alguns questionamentos e daremos algumas dicas que ajudarão nesta escolha.  
     
    Quais modelos?
    Falaremos das mais comuns. As câmeras dome, normalmente embutidas no teto, são mais discretas e difíceis de saber para onde estão apontando, tendem a ser menos vulneráveis a vandalismo. As speed dome possuem a capacidade de terem seus movimentos e zoom controlados à distância por software ou mesa controladora. As câmeras com essa capacidade de se movimentar horizontalmente, verticalmente e dar zoom são conhecidas também por PTZ (pan, tilt, zoom). As bullet são as mais comuns, em formato de canhão. Elas são fáceis de serem reconhecidas, o que pode ser o suficiente para afastar pessoas com más intenções. Normalmente ficam fixadas em uma direção apenas.  
     
    E as principais características?
    Câmeras IP são as com a característica de transmitir os dados pela internet, pode ser wireless ou por cabo ethernet. Tornando assim mais fácil de gerenciar os dados fornecidos por ela a distância. Bem mais vantajoso que os modelos analógicos, com qualidade de imagem menor e instalação mais cara e complexa. As com LEDs infravermelho tem a capacidade de capturar as imagens em baixa luminosidade, característica necessária para câmeras externas durante a noite. Falando em câmera externa, elas precisam ter a proteção IP66 contra poeira e água.  
    O que eu quero que seja filmado?
    A primeira coisa que se deve fazer antes da procura de câmeras é definir o que será monitorado. Ambiente interno? Externo? Os dois? Um objeto fixo? Apenas um cômodo? Escritório? Uma rua? Sabendo os pontos importantes a serem monitorados, já é possível fazer uma média de quantas câmeras e quais características irá precisar.  
    Eu preciso cobrir uma área grande?
    Aqui, você precisa saber sobre o campo de visão, sensor, resolução e distância focal. O campo de visão é a largura horizontal da cena a ser registrada pela lente. É no sensor da câmera que, explicando grosseiramente, a luz captada pela lente se “transforma” em imagem digital, eles possuem diferentes tamanhos (1/2″, 1/3″, 1/4″…) e esses tamanhos intervém diretamente no campo de visão, onde maior o sensor, maior o campo de visão. No caso da resolução, quanto maior, melhor a definição de detalhes. Normalmente a resolução das câmeras é apresentada em megapixels (MP), onde por exemplo:   1MP = 720 pixels de altura x 1280 pixels de largura 2MP = 1080×1920 pixels 3MP = 1536×2048 pixels 4MP = 1520×2688 pixels   Para ter uma noção se a quantidade de pixels são suficientes para reconhecimento de pessoas em um determinado campo de visão, é calculado os pixels por metro (ppm). São necessários em média pelo menos 130 pixels por metro para poder reconhecer rostos e placas de carro nitidamente. E para saber se a resolução da câmera atinge 130ppm, basta dividir a largura em pixels da resolução da câmera pelo campo de visão em metros, assim teremos quantos pixels por metros:  
     

    Segue exemplo para um campo de visão de 15 metros:

    1MP :      1280   = 85ppm 15

    2MP :      1920   = 128ppm 15

    3MP :      2048   = 136ppm 15

    4MP :      2688   = 179ppm 15

    Logo, para atingir a quantidade de pixels por metro adequada em um campo de visão de 15 metros, é preciso de uma câmera com pelo menos 3MP. Mas se o que quero registrar fica longe? Aqui você deve se atentar na distância focal. A distância focal da lente (2.8mm, 3.6mm, 4mm, 6mm, 8mm…) é o que define a capacidade de aproximação da cena, ou seja o quão longe a lente alcança para capturar as imagens. Distâncias focais diferentes, possuem ângulos de visão diferentes, logo, possuem campo de visão diferentes.  
      Quanto menor o número da distância focal da lente, maior será o campo de visão, mas menos detalhes de longe serão captados. Já com uma lente de distância focal maior, é possível enxergar objetos longe com maior qualidade, porém o campo de visão é menor, não capturando uma cena ampla como um estacionamento inteiro, por exemplo, mas pode ser usada direcionada para as placas dos carros que entram nele. Existem as câmeras monofocal e varifocal, como os nomes já sugerem, a monofocal apenas foca numa distância específica, já a varifocal é possível ajustar o zoom, distância focal e ângulo de visão.  

    O gif abaixo exemplifica a diferença que a distância focal da lente causa no campo de visão da câmera:

     
      O site cctvcalculator possui algumas ferramentas para cálculos como: lentes, ângulo de visão, distância para identificar pessoas e largura de banda. Está em Inglês mas é simples de usar, e também é possível baixar o aplicativo. Sabendo qual ambiente vai filmar e com essas informações você já consegue estimar os tipos de lentes e resolução que serão melhores para você.  
    Câmera com conexão wireless?
    Antes de tudo, uma câmera wireless não é uma câmera totalmente livre de fios, ela apenas possui a conexão com a rede sem fio, mas ainda necessita de cabo de energia. As câmeras wireless são melhores para realocar e mais fáceis de instalar, não precisam da infraestrutura de cabos de rede e podem se conectar no seu wifi existente. O problema é que as câmeras wireless são mais vulneráveis a ataques e invasões, então é necessário tomar cuidado com a segurança da sua rede. Elas também são suscetíveis à interferência e quedas de sinal e devem estar em local com boa cobertura do wifi. Câmeras de alta definição podem usar bastante os dados. Imagine um ambiente de trabalho, com vários diferentes dispositivos conectados e usando a mesma rede wireless, isso pode causar uma queda no desempenho, por isso é necessário se atentar a largura de banda. Para uma residência e escritórios pequenos, a câmera wireless pode ser uma boa opção, já para um ambiente corporativo maior, é recomendado o uso de câmeras PoE (Power Over Ethernet) Nas câmeras PoE, a energia passa pelo mesmo cabo ethernet da rede, assim facilita a instalação e reduz o custo. É possível ter o alcance de até 100 metros e não sofre interferências. É preciso de um NVR ou switch com a tecnologia PoE.  
    Precisa de proteção 24/7?
    É preciso tomar cuidado se seu sistema possui armazenamento suficiente para a grande quantidade de dados gerados pelas filmagens. Fatores que influenciam são a quantidade de câmeras, qualidade da imagem, compressão e formato do arquivo.   Com essas informações, fica mais fácil decidir qual vai ser a ideal para você.    
     

    Caso queira saber mais sobre, ou fazer um orçamento, fale com a gente.

     
        Referências: fire-monitoring.com reolink.com tycois.com safewise.com securityindustry.org   Por: Victor H.
× Como posso te ajudar?