Menu fechado

Porque câmera em nuvem é melhor do que DVR

   

A tecnologia de câmeras em nuvem é um conceito novo no mercado de video monitoramento. Entenda as diferenças em relação ao modelo tradicional com DVR, NVR ou VMS.

 

Um software de câmeras em nuvem ou VSaaS (Vídeo Vigilância como Serviço) inclui gravação de vídeo, armazenamento, visualização remota, alertas inteligentes, segurança cibernética e muito mais.

Neste artigo vamos esclarecer os fundamentos de um verdadeiro sistema de nuvem e vamos explorar a comparação de 8 pontos de diferenças fundamentais entre um sistema câmeras em nuvem e um DVR, NVR ou VMS tradicional.

 

Fundamentos de um serviço de câmeras em nuvem

Uma verdadeira plataforma de câmeras em nuvem é muito diferente de uma solução tradicional usando DVR, NVR ou um software de gerenciamento de vídeo (VMS) conectada à internet para acesso remoto ou armazenamento remoto.

 

O NIST (Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA) define que um sistema de nuvem deve ter 5 “características essenciais”:

 

1. On-demand & Self service

     Um usuário pode definir e ajustar automaticamente os recursos sem exigir interação humana.

2. Acesso ilimitado

      Os recursos estão disponíveis na internet e são acessados ​​por dispositivos padrão como celulares, tablets e web browser.

3. Compartilhamento de recursos

      Os recursos computacionais são compartilhados para atender a vários consumidores, com diferentes recursos físicos e virtuais atribuídos e reatribuídos dinamicamente de acordo com a demanda do consumidor.

4. Elasticidade automática

      Os recursos podem ser liberados automaticamente com a elasticidade necessária para escalar rapidamente para cima ou para baixo de acordo com a demanda.

5. Serviço monitorado

      Os sistemas em nuvem controlam e otimizam automaticamente o uso de recursos.

 

Para fornecer essas cinco “características essenciais”, os recursos são executados em uma infraestrutura de nuvem compartilhada.

 
 

Com um sistema tradicional, o processamento, gravação e gerenciamento de vídeo ocorrem em um computador ou DVR/NVR instalado no local.

Este vídeo pode ser acessado para visualização localmente ou pela internet. Contudo, quando o acesso é feito pela internet, cada usuário acessa o dispositivo local, consumindo os recursos de rede como banda de internet.

Com um sistema de câmeras em nuvem o acesso, processamento, gerenciamento e armazenamento do vídeo são realizados em nuvem. O acesso ao vídeo é seguro, individualizado e sem consumo de recursos locais como banda de internet.

 

Câmeras em nuvem vs DVR

 
   

Agora vamos entender as diferenças entre um sistema de câmeras em nuvem e o modelo tradicional usando DVR / NVR. Nós vamos analisar por 8 perspectivas:

 

1. Custos

2. Evolução da tecnologia

3. Escalabilidade

4. Gestão das câmeras

5. Consumo de banda de internet

6. Segurança

7. Confiabilidade

 

1) Custos

Observando o mercado de sistemas em nuvem como um todo, observamos que um benefício de economia já bem estabelecido é a redução dos custos iniciais. Uma pesquisa com 930 usuários de tecnologias em nuvem mostrou que:

– 88% tiveram custo inferior à solução anterior; – 60% conseguiram reduzir o suporte de TI, muitas vezes direcionando a equipe de TI para outros projetos; – Quase metade (49%) conseguiu expandir seus negócios a partir do uso da nuvem.

A mesma característica pode ser observada no sistema de câmeras em nuvem:

 
 

Custos de aquisição e instalação

Sistema tradicional DVR / NVR

A implantação de um sistema tradicional é um processo longo e complexo. Você deve adquirir todos os equipamentos como câmeras, cabeamento, DVRs, servidores e storage além da licença do software de gerenciamento.

Precisará ainda instalar o software e configurar roteadores, servidores de armazenamento e backup. Tudo isso requer mão de obra especializada além de consumir tempo.

Câmeras em nuvem

Um sistema de câmeras baseado em nuvem tem uma implantação simples uma vez que basta uma câmera IP conectada à plataforma através da internet.

Não são necessários equipamentos adicionais como DVRs, NVRs e servidores. Também não é necessária a compra de licenças de software.

 

Custos de backup

Sistema tradicional DVR / NVR

Para obter um sistema local altamente redundante e confiável, você deve adquirir hardware adicional em localidades preferencialmente diferentes.

Câmeras em nuvem

O sistema de video monitoramento em nuvem possui redundância nativa em diferentes regiões.

 

Custos de manutenção e atualização

Sistema tradicional DVR / NVR

É um processo manual e custoso manter as atualizações de hardware, software, firmware e configuração no local. Além dos altos investimentos iniciais em hardware e software. As despesas contínuas podem ser imprevisíveis. Devido à abordagem de “pagar quando quebra”, o preço do hardware é desigual à medida que a empresa escala e precisa de mais câmeras e armazenamento.

Os custos incluem: taxa de manutenção anual, configuração do roteador, backup do sistema operacional e do sistema, patches de segurança do sistema operacional, acesso remoto à rede, tempo da equipe de TI, espaço, energia, reparos, treinamento para recuperação, instalação de atualização SW, instalação / upgrades de SW, gerenciamento central, redundância, aplicativos móveis, backup de vídeo, perícia e suporte de segurança cibernética e integração de vários locais.

Câmeras em nuvem

O modelo em nuvem possui um investimento inicial extremamente baixo, junto com um custo mensal previsível.

   

Menos atualização de hardware e menos equipamentos igual a uso mais eficiente de recursos como energia, resultando em custos menores.

   

As prioridade do fornecedor de câmeras em nuvem e do cliente são alinhadas. O investimento é feito como uma assinatura mensal conforme o número de câmeras. O sistema cresce acompanhando o crescimento do cliente.

Quando todos os custos são calculados, os custos de assinatura mensal são menores devido às economias de escala da infraestrutura e suporte compartilhados da nuvem.

 

2) Evolução da tecnologia

Sistema tradicional DVR/NVR

Os sistemas tradicionais ficam obsoletos mais rápido. Eles podem começar com recursos robustos, mas seus recursos são fixados no momento da compra do hardware.

Em alguns casos é possível baixar atualizações de firmware, mas cada atualização exige uma ação manual e em muitos casos requer suporte técnico especializado. É bastante comum o fornecedor exigir a troca do equipamento para que o cliente possa usufruir das últimas atualizações.

Câmeras em nuvem

Existe uma evolução rápida da tecnologia de software. Portanto, seu sistema está evoluindo continuamente e automaticamente considerando essas inovações.

Na Monuv, por exemplo, existem inteligências artificiais aplicadas para detecção de movimento, pessoas e objetos à disposição de qualquer câmera conectada à plataforma.

E quando aplicações de inteligência artificial forem lançadas qualquer usuário poderá usufruir sem a necessidade de substituição ou atualização da câmera.

O usuário transforma uma câmera comum em uma câmera inteligente com inteligência artificial com um clique.

 

3) Acesso remoto e compartilhamento

Sistema tradicional DVR / NVR / VMS

A necessidade do usuário final de acessar remotamente seus vídeos resultaram em DVRs, NVRs e VMSs tradicionais sendo conectados à internet. Nos sistemas tradicionais o acesso remoto ao vídeo normalmente não faz parte do sistema original. A qualidade do acesso ao vídeo pode ser imprevisível, com fluxo instável e baixa qualidade de imagem. Incompatibilidades entre o sistema do DVR e o navegador são comuns.

80% dos sistemas de acesso remoto de DVRs não funcionam com navegadores modernos e são acessíveis apenas com Internet Explorer. Para cada acesso remoto ao sistema tradicional será feita uma conexão ponto a ponto com o DVR/NVR. Isso significa que cada acesso consumirá largura de banda e demandará processamento e desempenho do NVR. Portanto, caso haja múltiplas conexões remotas o usuário poderá experimentar um sistema lento e sem resposta.

Câmeras em nuvem

Os sistemas em nuvem foram criados para acesso remoto. Com a Monuv, por exemplo, um usuário pode acessar de qualquer dispositivo como smartphones, tablets e navegadores diversos.

Com o sistema em nuvem o vídeo fica em servidores externos de alta capacidade. Isso significa que muitos usuários podem acessar simultaneamente o fluxo de vídeo ao vivo ou gravado sem qualquer impacto no desempenho no DVR/NVR. Além disso, como os usuários não estarão acessando o DVR/NVR não haverá consumo da internet do local onde ele estiver.

Essa característica do monitoramento em nuvem permite que o vídeo seja distribuído sem limitações. A Monuv possui uma funcionalidade em que o usuário consegue compartilhar suas câmeras de maneira simples e segura. Foi graças ao modelo em nuvem que são possíveis modelos como de Redes Colaborativas em que há a necessidade de compartilhar câmeras com moradores de um bairro ou cidades inteiras.

 

4) Escalabilidade

Sistema tradicional DVR / NVR

Um DVR, NVR ou VMS armazenará o vídeo no local. O limite de armazenamento é rígido, pois você está limitado pela capacidade de hardware escolhido ao adquirir e instalar o sistema.

Se você quiser aumentar a resolução ou o período de armazenamento de suas câmeras, você precisará comprar hardware adicional.

 
 

Câmeras em nuvem

Sistemas avançados de câmeras em nuvem permitem aumentar ou diminuir a resolução ou o período de armazenamento, sem precisar modificar o hardware existente. Isso representa enorme economia de escala e flexibilidade para o usuário da solução.

 

5) Gestão das câmeras

Sistema tradicional DVR / NVR

Uma vez que o sistema esteja instalado são necessárias ações frequentes de verificação manual do status do sistema, processamento e armazenamento dos dados.

Clientes com múltiplos locais possuem ainda um desafio adicional de consolidação das imagens das câmeras. Sem investimentos pesados em redes e sistemas de gerenciamento é inviável a visualização centralizada de todas as câmeras. Isso é ainda mais complexo quando existem equipamentos de marcas, linhas ou modelos diferentes.

Câmeras em nuvem

Sistemas de monitoramento em nuvem, como a Monuv, gerenciam automaticamente o status da câmera com alertas instantâneos para problemas de câmera ou internet, além de relatórios consolidados de disponibilidade.

Todas as câmeras são acessadas na mesma plataforma e com diferentes agrupamentos lógicos como: por cliente, por local, por status, por permissões, etc. Clientes com múltiplos locais podem ainda visualizar câmeras em um mapa facilitando a gestão.

 
   

6) Consumo de banda de internet

Sistema tradicional DVR/NVR

No sistema de câmeras tradicional cada acesso para visualização do vídeo consome banda de internet do local onde o sistema está instalado.

Na prática isso significa que a visualização das câmeras remotamente consome recursos de banda que costumam ser essenciais ao bom andamento do negócio como sistemas de venda ou de operações.

Câmeras em nuvem

A banda de internet necessária para armazenamento é fixa e previsível. A visualização não consome banda de internet do local permitindo acessos simultâneos ilimitados.

 

7) Segurança

Sistema tradicional DVR/NVR

O vídeo gravado no DVR / NVR / Servidor local utiliza discos rígidos que em algum momento podem apresentar falhas. O mais crítico é que normalmente a identificação destas falhas ocorre justamente no momento em que será feita uma consulta devido uma ocorrência ou sinistro.

Além disso equipamentos podem ser facilmente roubados, sabotados ou danificados e todo investimento em infraestrutura de segurança eletrônica acaba sendo perdido.

Câmeras em nuvem

Sistemas avançados de monitoramento em nuvem fazem verificações minuto a minuto do status de cada equipamento e geram notificações e comandos automáticos de reconexão.

Além disso, com os dados sendo processados e armazenados em nuvem, mesmo que o equipamento sofra alguma falha, todo histórico de vídeos é preservado.

Essa impossibilidade de destruição do vídeo em nuvem pode ser para afastar a ação de pessoas mal intencionadas através de sinalizações visuais.

 

8) Confiabilidade

Sistema tradicional DVR/NVR

DVRs tradicionais, NVRs e VMSs possuem níveis de redundância altamente variáveis. Uma equipe interna de TI é necessária para manter as redundâncias sem mencionar que servidores duplicados costumam ficar ociosos, aumentando o custo total do projeto.

Câmeras em nuvem

Os datacenters em nuvem têm redundância dupla e tripla. A infraestrutura compartilhada resulta em utilização total do servidor o que permite que a plataforma de monitoramento em nuvem ofereça o serviço com preços atrativos. Sistemas avançados de câmeras em nuvem como a Monuv monitoram o status das câmeras e fornecem alertas instantâneos sem qualquer custo adicional.

 
   

Conclusão

Seguindo a tendência bem estabelecida de outros mercados, o monitoramento por vídeo também está migrando para a nuvem.

Dentre os principais diferenciais do monitoramento em nuvem se destacam os custos de investimento iniciais, evolução da tecnologia sem necessidade de atualização do hardware e flexibilidade de consumo.

 
Este artigo foi escrito por Camila Rissido do nosso parceiro Monuv
clique para ver o post original
× Como posso te ajudar?