Menu fechado

Furukawa destaca soluções para Redes FTTx

Fornecedora de soluções de cabeamento estruturado e redes ópticas, a Furukawa preparou uma apresentação especial para sua participação na edição 2008 do Futurecom, evento que reúne executivos do setor de Telecomunicações de toda a América Latina.

Neste ano, o estande do fabricante terá um caráter inovador, com atendimento personalizado às empresas, de forma a conhecer as necessidades específicas e desenvolver soluções customizadas para cada projeto.

O objetivo é destacar os equipamentos, componentes e acessórios da marca Furukawa para aplicações em redes FTTx (Fiber to the Home, Building, Premises, Curb and Node), redes estas que começam a ganhar força no Brasil e em outros países latino-americanos por oferecer alto desempenho e segurança na oferta de serviços de banda larga em altíssima velocidade: comunicação e entretenimento sobre um mesmo canal óptico. “A proposta da Furukawa nesta edição do evento é interagir ativamente com os visitantes.

O estande terá uma área especial de atendimento, com paredes que formam painéis ilustrativos onde podemos riscar e ilustrar a aplicação das tecnologias caso-a-caso, de forma totalmente personalizada. A idéia é entender as necessidades específicas de cada projeto e orientar para as soluções Furukawa que melhor se adequam a cada cliente”, explica Nelson Saito, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Furukawa. De acordo com o especialista, o fabricante quer difundir cada vez mais todos os benefícios de aplicação das suas soluções em projetos de redes ópticas. “É importante demonstrar todo o potencial a ser explorado na aplicação das soluções Furukawa para redes FTTx. Queremos que as comunicações na América Latina dêem um salto à frente, de forma que os usuários comerciais ou residenciais possam receber os atuais serviços a velocidades iniciais de 20 Mbps e podendo chegar até 100 Mbps”, observa o gerente.

Com o advento de sinais de vídeo de alta definição – Full HD-TV (1080p) as redes de comunicação necessitarão de, pelo menos, 20Mbps para transmitir somente um canal HDTV. Neste caso, poucas tecnologias suportarão a aplicação em larga escala dos serviços de vídeo de alta definiçao, seja em IPTV ou Web TV. “Com certeza, a rede a prova de futuro que irá transmitir com qualidade estes novos serviços são as redes de transmissão multimídia baseada em Fibras Ópticas.

É inegável que nos próximos 5 a 10 anos as redes de 1 Gbps serão comuns nas residências. As redes de Fibras Ópticas construídas agora continuarão suportando estas novas bandas nos próximos 20 anos, sem necessidades de investimentos adicionais na rede externa”, garante Saito.

A Furukawa atua de maneira pioneira no desenvolvimento de soluções para arquiteturas de redes de transmissão de alto desempenho baseadas em tecnologia óptica. O fabricante é o único com um laboratório de testes específico de FTTH no mercado brasileiro com aplicação das tecnologias em diversos ambientes, atendendo as solicitações de infra-estrutura para a construção de novas malhas ópticas em toda a região latino-americana.

As tecnologias para redes ópticas da marca Furukawa estão presentes em diferentes segmentos: operadoras de telecomunicações, construção civil e ISP (Internet Service Provider). Para o setor de telecomunicações, a Furukawa oferta componentes que integram projetos próprios de infra-estrutura. Já para o setor da construção civil e para provedores de internet, a empresa disponibiliza sua solução completa, com componentes, acessórios e equipamentos. “As empresas de Telecomunicações são as maiores interessadas nesta tecnologia, pois elas podem competir no negócio de vídeo, oferecendo pacotes completos de Telefonia, Banda Larga, Telefonia Móvel e IPTV dependendo da regulamentação. Já na construção civil, o interesse está para a implantação de redes FTTH (Fiber To The Home) nos condomínios residenciais.

Há um crescente interesse pelas construtoras e incorporadoras em agregar cada vez mais valor na construção e satisfazer os clientes”, finaliza Saito.

× Como posso te ajudar?