Menu fechado

Como os espaços corporativos ficarão nos próximos meses?

Como seria um ambiente ideal e seguro para proteger todos no espaço de trabalho?

De acordo com uma análise mostrada pelo El País, os principais fatores que agravam a contaminação e disseminação são o conjunto composto por falta de circulação de ar+tempo de permanência juntos+distância física.

De acordo com uma pesquisa da Mckinsey feita nos Estados Unidos, 80% das pessoas questionadas disseram que estão gostando de trabalhar em casa. 41% disseram que estão mais produtivos que estavam antes e 28% não viram diferença na produtividade.

Muitos trabalhadores acharam outras formas produtivas de gastar o tempo que antes era dedicado ao deslocamento ao trabalho e viagens, aproveitando a oportunidade para balancear as vidas profissional e pessoal e disseram que preferiam trabalhar de casa.

Algumas empresas foram mais radicais e decidiram continuar definitivamente com os trabalhos home office, fechando alguns escritórios ou transformando em áreas para encontros necessários, treinamentos e lazer.

Porém, nem todas empresas possuem condições ou infraestrutura para manter o home office.

Enquanto não sair uma vacina, provavelmente a experiência de trabalhar em escritório não será a mesma que antes da pandemia. 

Mudanças serão muito necessárias a partir de agora. Os espaços terão que ser repensados. 

Algumas das medidas necessárias para proporcionar um ambiente ideal e com segurança são:

  • Redesenhar os layouts dos escritórios focando no distanciamento entre colaboradores.
  • Fazer mudanças e revezamentos nas escalas de trabalho. 
  • Uso de aplicativos para ver com quem a pessoa entrou em contato físico no escritório.
  • Sinalizar no chão as distâncias à serem respeitadas em locais como copa, recepção, banheiros, pool de impressão e descanso.
  • Criar rotas de circulação interna, se possível de mão única, e sinalizar no chão, evitando ao máximo o encontro e cruzamento de pessoas sem necessidade.
  • Onde não há espaço para distanciar mesas e estações de trabalho, instalar barreiras de proteção acrílica.
  • Espalhar pelos ambientes centrais de desinfecção e lembretes.
  • Fornecer álcool em gel aos funcionários e incentivar o uso sempre que sair e voltar da sua mesa, depois de usar os banheiros, depois de usar a cozinha, depois de pegar objetos e papéis de colegas. 
 

Precisa de ajuda para reformular o layout?

Por: Victor H.

× Como posso te ajudar?