Menu fechado

Nokia: compra da Symbian está dentro do cronograma

A Nokia, maior fabricante mundial de celulares, disse nesta terça-feira que a aquisição de 264 milhões de euros (US$ 339,9 milhões) da empresa britânica de software Symbian está dentro do cronograma para ser finalizada este ano.

A Nokia informou em junho que iria comprar as partes dos demais acionistas e tornar o sistema criado pela Symbian livre de royalties para outros fabricantes de celulares, em uma resposta a novos rivais como Google. Ela informou na época que esperava receber a aprovação para concluir o negócio no final deste ano.

“O acordo com a Symbian está no prazo”, disse Mary McDowell, vice-presidente de desenvolvimento da Nokia, em entrevista à Reuters nos corredores do Business Week’s European Leadership Forum, em Londres. McDowell disse que a Nokia espera que seu ingresso no segmento de serviços de Internet também possa impulsionar as vendas de smartphones, segmento que ela lidera com uma participação de mercado em torno de 40%, mas tem perdido pontos para a Apple e a RIM nos últimos trimestres.

“Claramente os serviços de Internet representam uma oportunidade de crescimento da receita, (mas é) também base para uma competição em dispositivos top de linha”, afirmou ela.

Fabricantes de celulares têm passado praticamente incólumes até agora à crise econômica global deste ano, mas alertas sucessivos de Nokia, Qualcomm e Intel sinalizam que há uma rápida deterioração na demanda por eletrônicos de consumo.

“Mesmo em regiões onde a demanda existe, as condições de crédito estão causando problemas”, disse McDowell ao público do fórum, fazendo eco ao aviso da Nokia em 14 de novembro.

Reuters

× Como posso te ajudar?