Menu fechado

Mouse completa 40 anos

A invenção do mouse original, que hoje está em uso em praticamente todos os PCs seja em casa ou no trabalho, completará 40 anos na próxima semana.

Parecendo com algo que poderia arrancar seus dedos, o bloco de madeira com um só botão vermelho na parte de cima foi apresentado ao mundo há quarenta anos. Douglas Engelbart inventou o mouse e trabalhou com Bill English para construir o dispositivo. Em 1967,Engelbart requisitou e em 1970 recebeu a patente para um corpo de madeira com duas rodas de metal.

Em 1981, a Xerox incluiu um mouse com seu computador Star e anos depois a Apple ofereceu um em seu Macintosh. A Microsoft também tornou o mouse o dispositivo padrão para seu sistema operacional Windows. Na época, o mouse já havia evoluído um pouco mais, ganhando um segundo botão e em alguns casos um terceiro. Hoje podemos encontrar mouses com 5 ou mais botões.

Infelizmente,Engelbart nunca recebeu royalties por sua invenção, em parte porque sua patente expirou em 1987, antes da revolução que popularizou os PCs, e também porque os mouses que vieram depois utilizavam mecanismos diferentes que não infringiam a patente original.

Avançando até 2008, nós temos o HP TouchSmart, o iPhone e uma variedade de novos dispositivos com touchscreen que vem mantendo os usuários longe do mouse. A Microsoft atualmente está trabalhando no Windows 7, que também implementa o uso de touchscreens no Windows. Steve Prentice, analista do Gartner Research, disse: “Eu duvido muito que ainda estaremos usando o mouse em 40 anos”.

Área de Hardware do Fórum do BABOO

× Como posso te ajudar?