Menu fechado

Baixe programas para ver as estrelas

Seja você um astrônomo amador, um interessado em cálculos estelares e visões do espaço, ou apenas um apreciador do que se pode ver no céu, vai gostar de conferir os softwares sugeridos, especiais para quem gosta de olhar as estrelas.

O Cartes du Ciel permite desenvolver mapas estrelares facilmente, enquanto o Celestia ajuda a explorar o universo em três dimensões. Com o Orbitron, é possível rastrear satélites na órbita da Terra e obter seus dados em tempo real, enquanto o Satellite Antenna Alignment calcula o alinhamento de ângulos para o posicionamento de satélites. Todos são gratuitos, é só fazer o download e usar.

Dois dos programas sugeridos são shareware, ou seja, é possível testá-los gratuitamente. O StarStrider é um mapa tridimensional de todas as estrelas que estão à nossa volta, por se pode passear como se estivesse em uma nave e pode ser experimentado por 30 dias. O Stellarium, que tem validade por 30 dias ou cem utilizações, é um observatório virtual.

Com o WinStars, pode-se descobrir mais sobre o Sistema Solar enquanto o WorldWide Telescope permite explorar o espaço da mesma maneira que os cientistas da Nasa. Com o SkyOrb, é possível visualizar planetas e satélites no Sistema Solar, e IRIS é um processador para imagens digitais astronômicas. Todos também gratuitos.

Redação Terra

16/12/08

× Como posso te ajudar?