8 itens que vão transformar sua casa em Smart House

 

 


 

Quando falamos de Smart House, provavelmente a primeira coisa que vem em mente é aquela casa enorme, moderna, com móveis e decoração futurista que parece ser fora da realidade da maioria de nós. Mas não é bem assim. É possível deixar a sua casa inteligente sem desembolsar uma fortuna. Selecionamos alguns dispositivos que vão te ajudar.

 


 

 

Mas primeiro, para quem ainda não sabe, vamos explicar o que é uma smart house.

Também chamado de automação residencial, é o uso da tecnologia para automatizar as tarefas diárias da nossa casa para facilitar nossas vidas. Os aparelhos e eletrodomésticos considerados smart são capazes de conectar com a rede wi-fi de sua casa, assim, através da interação entre software e hardware, se comunicam entre si e podem ser controlados à distancia pelo smartphone com os aplicativos que normalmente as fabricantes fornecem.

A lista de objetos que podem ser controlados é grande, podem ser lâmpadas, cortinas, tvs, aparelhos de som, câmeras, alarmes e até mesmo geladeira. Tudo depende, claro, do seu objetivo e o que você está disposto a desembolsar para automatizar e, com nenhuma surpresa, muitos dispositivos possuem um preço salgado, e alguns são difíceis de encontrar no Brasil.

Para aprimorar o conceito de casa inteligente e ter uma experiência mais completa, sem a necessidade de usar vários aplicativos diferentes para monitorar cada aparelho, é possível controlar esses objetos através de uma central/software de gerenciamento onde você unifica as ações.

Algumas empresas de automação residencial possuem os seus próprios aparelhos e sistemas de gerenciamento, mas se você está automatizando por conta própria e não pretende gastar uma fortuna, o que é o foco desse post, existem os smart speakers, que podem gerenciar muito bem seus dispositivos inteligentes. Os mais conhecidos no mercado são o Google Home, Amazon Alexa e Apple HomePod.

Se você está pensando em automatizar a sua casa, nós vamos te ajudar mostrando alguns itens, focaremos nos dispositivos que são compatíveis com o Google Home por ele ser mais fácil de ser encontrado em lojas nacionais e possuir um preço acessível.

 

 


 

 

Google Home Mini

Google Home Mini:

É a versão compacta e mais em conta do Smart Speaker da Google, ele possui o Google Assistente integrado, e como nos smartphones Android, dizendo “Ok, Google” ativa o comando de voz, assim você pode controlar os seus dispositivos inteligentes a distância e sem precisar usar o smartphone(configurando previamente, claro).

É valido lembrar que não faz muito tempo que o comando de voz tem suporte ao português, e nem todos são reconhecidos no idioma, sendo necessário o uso do inglês em alguns momentos. Mas certamente isso vai mudar em breve.

Você encontra Google Home aqui

 

 

 

Philips Hue

 

Philips Hue:

Essas lâmpadas se conectam na rede de sua casa e você pode usar o controle de voz do Google Home.

É possível alem de claro, ligar e desligar, também sincronizar a luzes com a música ambiente, ou com as cores da tela do seu computador, colocar para acender devagar minutos antes do seu despertador tocar fazendo um efeito de nascer do sol, além de várias outras funções. O kit Philips Hue não sai barato, mas existem outras marcas e modelos de lâmpadas inteligentes no mercado.

Você encontra Philips Hue aqui

 

 

 

Roomba 690:

Roomba 690:

Imagine que você está deitado no sofá e lembra que precisa limpar os pelos do gato da sala, e com um simples comando de voz, um robozinho começa o serviço por você, que nem se moveu do sofá. Se desembolsar uns 4000 reais para você não for um problema, esse conforto pode ser seu.

Este aspirador de pó limpa sua casa, através de sensores e mapeamento dos ambientes. Você pode agendar uma limpeza, definir o lugar para limpar entre outras funções.

Você encontra Roomba 690 aqui

 

 

Chromecast:

 

Chromecast:

O Chromecast conecta sua TV com a Internet, fazendo com que fique como uma smart TV. Com ele é possível ver videos no Youtube, assistir filme no Netflix, ouvir musica através do Spotify entre várias outras funções.

Você controla sua TV pelo seu smatphone Android (iOS tem algumas limitações, mas a Apple tem o seu aparelho, o Apple TV), e claro, também controla por voz com o Google Assistente.

Você encontra Chromecast aqui

 

 

Smart plug

Smart plug:

Com esta tomada, você controlar os seus aparelhos que não são “smart”.

Ela funciona “cortando” e “liberando” a energia, assim, você pode controlar quando ligar ou não o aparelho plugado a ela, como um abajour ou uma cafeteira. O controle é feito através de um aplicativo para o celular ou por voz, o que é muito cômodo.

Você encontra Smart Plug aqui

 

 

 

Android TV

Android TV:

Caso já tenha em seus planos comprar uma TV nova, por que não uma já com Chromecast embutido?

Com a Android TV vc tem todas as funcionalidades de uma Smart TV com Chromecast, ou seja, tendo o smart hub, você pode apenas “ordenar” para que ela abra o Netflix e passe sua série favorita, por exemplo. Você pode também conectar a TV com outros acessórios via bluethooth, como fones de ouvido ou speakers.

Você encontra Android TV aqui

 

 

 

Câmera IP

Câmera IP:

Uma câmera IP se conecta com a rede wi-fi, assim é possível sem a necessidade de fios, ver o que está sendo filmado pelo smartphone ou computador de onde estiver.

A câmera D-Link DCS-8000LH, possui visão noturna, sensores de movimento e som que te avisam quando detectam algo.

E como todos os itens citados neste post, tem suporte ao Google Assistant, assim, você pode por exemplo apenas dizer que quer ver as imagens da câmera do quintal na sua TV do quarto.

Você encontra Câmera IP aqui

 

 

 

Android TV

Interruptor:

Essa pode ser uma forma mais em conta de controlar sua iluminação.

O interruptor wi-fi permite gerenciar as luzes através do Smartphone, seu funcionamento é parecido com o smart plug, você corta e libera a energia do interruptor à distancia, podendo também programar temporizador. É possível também conectar o interruptor á alguns eletrodomésticos, tornando também automatizados.

Você encontra Interruptor aqui

 

 

 

 


 

Se não incluirmos o Roomba 690 – item bem mais caro em relação aos outros dessa lista, com em média 3500 reais já é possível ter uma boa experiência Smart House 😉

 


 

 

Por: Victor H.

Leave a Reply

Your email address will not be published.