Menu fechado

O que interliga sua internet com o mundo está no fundo do mar

4 bilhões de pessoas usam a internet atualmente.
Já se perguntou como os países estão conectados?
Achou que era por satélites?

95% dos dados transmitidos pela internet são pelo fundo do mar, através de cabos submarinos.

Funciona basicamente como na superfície da terra – por fibra óptica – onde os cabos são levados do ponto inicial ao final com ajuda de repetidores ao longo do caminho para reduzir a perda de sinal.
Os cabos submarinos são desenrolados pelo mar através de navios especiais e são lançados no fundo do oceano, como mostram as imagens no final deste texto.

Os milhares de quilômetros de cabos que abastecem as embarcações são enrolados como em um cone de linha, tarefa que leva por volta de um mês.

Atualmente, os cabos submarinos que nos conectam têm o núcleo de fibra óptica e são revestidos com resistentes materiais, como nylon, polietileno, cabo de aço trançado e cobre (para levar eletricidade até os repetidores, sim, os cabos são energizados).

Os cabos de águas rasas e próximas aos continentes têm uma espessura média de uma lata de refrigerante e normalmente são enterrados.

Já os cabos que ficam em águas profundas (alguns estão a mais de 5 mil metros de profundidade), não necessitam de tanta proteção, tendo em média a espessura de uma mangueira de jardim, visto que ocorrem menos riscos de serem danificados pelas atividades humanas, como pesca e âncoras de navios.

Navio lança-cabos
Como são instalados
Navio instalando cabo
Cabos no museu DOX em Praga

Mas como tudo começou?
Há mais de 150 anos. Isso mesmo. Acompanhe essa jornada abaixo:

Referências:

Por: Victor H.

× Como posso te ajudar?