Menu fechado

Tecnologias Furukawa promovem melhorias e avanço para o mercado brasileiro de TV Digital


A TV analógica está com seus dias contados no Brasil. O Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T) estabeleceu as diretrizes para a transição desse modelo para o digital terrestre, com o fim das transmissões analógicas previsto para 2016. Hoje, segundo a Anatel (Agencia Nacional de Telecomunicações), o Brasil possui 102 emissoras com tecnologia digital, já atendendo a 87,7 milhões de pessoas, em 480 municípios. “A chegada da TV Digital define um processo irreversível. Sem dúvida é a evolução da tecnologia atual, mas não somente isso. É algo mais complexo, pois estamos construindo uma nova plataforma de comunicação baseada em tecnologia totalmente digital, transmitindo também via internet sinais com altíssimo ganho de qualidade de áudio e vídeo, revolucionando o modo como as pessoas se entretêm, interagem ou se comunicam.”, diz Gilson Roberto Stremel, chefe do Depto de Engenharia de TV Digital da Furukawa.

Segundo o engenheiro, este processo abre portas para novos fornecedores de conteúdo de TV 3D e oportunidades diferenciadas na oferta dos serviços interativos. “Nesta década vamos vivenciar uma grande transformação, não somente nas questões de infraestrutura de transmissão, mas especialmente no comportamento dos usuários, que a partir da entrega dos novos conteúdos via internet diretamente nos seus dispositivos conectados, passarão a determinar uma nova indústria de TV, criando oportunidades de negócios para os players existentes e entrantes.”, observa Gilson.

Preparada para atender as diferentes demandas desse mercado, a Furukawa apresenta nesta semana, durante o Brodcast & Cable 2011, em São Paulo, suas tecnologias de última geração para a infraestrutura de transmissão/recepção de sinais de TV Digital. O objetivo do fabricante é acelerar o desenvolvimento desse mercado no País, provendo produtos e sistemas que garantam a qualidade, a segurança da informação transmitida e o seu alcance, mesmo nos ambientes conhecidos como “áreas de sombra”, que impedem ou promovem a queda na qualidade dos sinais. Em seu estande na Feira, o fabricante apresentará quatro estações que simulam as condições reais para a transmissão em IPTV de alta velocidade, de imagens e conteúdos interativos em 3D/HDTV e mesmo para alta resolução em CFTV.

ÚLTIMA GERAÇÃO – Um dos modelos apresentados é o de uma estação Repetidora de Sinal de TV Digital, voltada para emissoras dos pequenos e médios municípios brasileiros. Este modelo traz um conjunto de produtos com receptor de satélite DVB/S2, modulador ISDB/TB e amplificadores em potências de 50, 100 ou 150 W (RMS). “Estas estações podem ser integradas às redes ópticas FTTH-GEPON Furukawa, aos sistemas de transmissão de Dados em Rede IP, ou mesmo aos sistemas via satélite convencionais, permitindo a entrega dos sinais sem perdas”, explica Gilson Stremel.

Outra estação do estande – Gap Filler – leva o nome do sistema da Furukawa que, na prática, ilumina áreas de sombra na transmissão dos sinais digital, como túneis, shopping centers e regiões com muitos prédios. “O sistema Gap Filler Furukawa reforça os sinais nesses ambientes com a instalação local de uma única cabeça de Radio Frequência (RF) distribuindo os sinais (até nove canais ISDB-Tb simultâneos) sem perdas através de fibras ópticas para vários outros retransmissores de pequena potência.”, comenta o engenheiro chefe de TV Digital da Furukawa.

Na estação Arena Multiuso a Furukawa destaca seus cabos ópticos, as caixas de conexão e os sistemas de conectorização que formam a solução de infraestrutura para a transmissão de sinais 3D/HDTV, exigida aos novos estádios esportivos Padrão FIFA. “Esta solução sistêmica atende à demanda dos grandes centros esportivos em construção no País, mas pode perfeitamente ser utilizada em outros ambientes externos de transmissão de eventos, shows, ou outros tipos de entretenimento ao vivo.”, garante Gilson.

A Furukawa também reservou um espaço para mostrar seus outros Produtos para o segmento, entre eles estão os Moduladores ISDB-T, voltados para a transmissão de conteúdos dos canais privativos de TV, permitindo a chegada da sua programação digital diretamente nas TVs com decodificadores internos dos usuários. O Modulador ISDB-T tem integrado um codificador MPEG-2 HD e entrada HDMI, permitindo também levar o sinal diretamente da câmera de captação de imagens para os sistemas CFTV, em condomínios residenciais e corporativos, ou outros ambientes como as cidades universitárias. “A grande vantagem deste produto é que ele é 2 em 1, facilitando a sua integração técnica na operação dos sistemas, com custo efetivo”, observa Gilson. Outro produto em destaque pela Furukawa é o novo Transport Stream over IP (TS/IP), para levar vídeo streaming HD para localidades distantes, através das Redes IP.


São Paulo, 22 de agosto de 2011- www.furukawa.com.br

× Como posso te ajudar?