Menu fechado

Vendas de servidores caem 5,4% no 3o tri, diz Gartner

A venda global de servidores caiu no terceiro trimestre, atingida por uma economia em dificuldade e pela restrição de crédito, informou a empresa de pesquisa Gartner nesta terça-feira.

A receita com servidores caiu 5,4 por cento, para 12,7 bilhões de dólares, mesmo com aumento de entregas no terceiro trimestre subindo para 4,4 por cento, para 2,3 milhões de unidades.

Os maiores vendedores registraram queda ano a ano. A IBM, líder em receita, teve queda de 4,2 por cento, para 3,86 bilhões de dólares, seguida de perto por Hewlett-Packard, cujas vendas caíram 3,9 por cento, para 3,79 bilhões de dólares.

A Dell registrou queda de 5,2 por cento, para 1,5 bilhão de dólares, enquanto a receita da Sun Microsystem”s despencou 13,7 por cento para 1,16 bilhão de dólares.

Entretanto, a HP ampliou a sua liderança na entrega total de servidores, aumentando a sua participação de mercado para 31,2 por cento. A participação da Dell caiu para 21,6 por cento, enquanto a da IBM caiu mais de um ponto percentual, para 13,3 por cento.

Os embarques de servidores RISC/Itanium Unix caíram 16,1 por cento no trimestre, e 10,8 por cento em termos de receita.

Ao mesmo tempo, a entrega de servidores x86 aumentou 5,5 por cento, mas preços médios mais baixos resultaram em uma queda de receita de 6,6 por cento para o segmento, informou a Gartner.

(Reportagem de Gabriel Madway)

Reuters

× Como posso te ajudar?