Menu fechado

Soldado cria dispositivo USB para dados médicos

Phil Campion, soldado reformado do Serviço Aéreo Especial (SAS), a principal unidade especial do exército britânico, criou o UTag, um dispositivo USB para armazenar o histórico médico de outras pessoas – soldados ou civis.

Segundo o site The Inquirer, a idéia do UTag foi concebida enquanto Campion servia no Afeganistão e decidiu carregar consigo um pendrive com seu histórico médico junto à roupa, caso o pior acontecesse.

Disfarçado de corrente com etiqueta, como aquelas utilizadas para identificação do próprio exército, o UTag traz o símbolo do SAS e as iniciais ICE (“In Case of Emergency”, ou “em caso de emergência”, na tradução).

A idéia é que o dispositivo traga o histórico médico (com informações sobre alergias e medicamentos usados pelo portador) e seja uma maneira mais eficiente de alertar os serviços de emergência para o tipo de tratamento adequado a um soldado, ajudando a salvar vidas.

O aparato é protegido por senha e funciona em conjunto com toda a rede pública de hospitais no Reino Unido, sob todas as versões do Windows, a partir da Me. Através de um sistema embutido os dados podem ser traduzidos para os seis principais idiomas europeus.

Magnet

18/12/08

× Como posso te ajudar?