Menu fechado

Satélite militar do Google atinge órbita; isso não parece um bom sinal

De acordo com a empresa, o satélite GeoEye-1 é o satélite comercial de mais alta resolução orbitando o planeta até o momento. Ele atingiu a órbita no sábado, mas na verdade ele não é um satélite comercial qualquer: ele é inteiramente controlado pela Agência de Inteligência Geoespacial do Departamento de Defesa dos EUA. E por dois caras chamados Larry e Sergei.

Como parte do programa NextView da Agência, o GeoEye-1 – que é do tamanho de um SUV – lançou no sábado em um foguete Delta II 7326 da Base Aérea de Vandenberg, na Califórnia – sem explodir! Horas mais tarde, a estação terrestre do GeoEye na Noruega confirmou que o foguete deixou a carga exatamente no objetivo. O satélite estava vivo e operante, orbitando a 680 km acima da Terra.

Construído pela General Dynamics, o GeoEye-1 é equipado com uma câmera de última geração feita pela ITT. Esta câmera pode facilmente distinguir objetos com 40cm de comprimento com 11 bits por cor de pixel. Em outras palavras, esta coisa pode enxergar a cor da sua bermuda. Vai ficar lá em cima, olhando pras suas calças todos os dias pelo tempo que levar para completar uma órbita. E vai continuar fazendo isso por mais de dez anos, que é o tempo de vida útil dele.

Obviamente, não há nada de novidade nesta notícia até você notar o gigantesco logo do Google no foguete, indicando que Sergei e Larry detêm os direitos exclusivos das imagens do GeoEye-1. Isso mesmo, nenhuma outra empresa terá acesso a estas informações, só o Google. E elas estarão lá, disponíveis para o público no Google Maps e no Google Earth.

Mas não se desesperem, usuários de chapéus recobertos com estanho, porque o Google não poderá usar as imagens de mais altas resoluções por causa de regulamentos do governo dos EUA. É claro, os outros poderão mas, pensando bem, os seus enormes satélites do mal podem enxergar melhor que este. Ainda assim, você pode ficar tranqüilo porque a sua cueca estará livre do escrutínio do público. Por ora.

GIZMODO

× Como posso te ajudar?